sábado, 31 de dezembro de 2011

Para recomeçar: um balanço, uma vontade e algumas lições

Quem acompanhou meu último ano de perto sabe, 2011 foi uma verdadeira montanha russa de sentimentos e situações.

Entre as perdas e os ganhos, a maior falta é, sem dúvida, minha mãe. Esse ano aprendi a duras penas o significado real de "nunca mais", mas também consegui entender como o amor rompe barreiras e entendimentos. Minha mãe deixou lições que vão além da sua vida e ainda hoje, relembrando suas atitudes ou repassando mentalmente muita coisa que passou eu continuo aprendendo. Ainda não aprendi a viver sem ela, mas acho que também nem quero. Me faz falta e só me faz falta porque aquela velhinha sempre vai ser presença na minha vida.

2011 foi um ano de finalização de ciclos. Depois de 5 anos de formada, finalmente fui trabalhar como jornalista. Tomei decisões importantes e decidi mudar de vida. Oportunidades incríveis apareceram. E não há dinheiro no mundo que pague acordar de manhã e ir trabalhar em algo que te dá prazer.

O que não me fazia bem ou feliz foi sendo tirado aos poucos de mim. E antes que pensem que eu me refiro a alguém, eu esclareço que se refere também a várias situações às quais me via presa. Às vezes, a melhor maneira de se encontrar é se perder. Achei que eu estivesse perdida, sem perspectiva e sem saída. E, graças a Deus eu estava errada.

Aprendi que às vezes é preciso estar sozinho para organizar o que passa aqui dentro. Para se conhecer melhor, para se reconhecer de novo. Os vários passeios em caixas no armário me fizeram lembrar quem eu sou. E parei de cantar que "eu não sou um bom lugar". A gente passa muito tempo olhando só pra fora, apontando só os defeitos dos outros e vivendo os sonhos alheios e não se lembra direito quem é.

Nesse ano tantas portas se fecharam, mas as janelas e os sorrisos de muita gente especial se escancararam pra mim. Desconheci tanta gente que pensei que conhecia, mas por outro lado descobri tanta gente nova, redescobri tanta gente antiga e por mais clichê que pareça percebi que amigo é amigo e fdp é fdp. :)

E como é bom descobrir que você tem a melhor família do mundo. Nada pessoal, amigos. Mas a minha é.

Enfim, 2011 foi um ano de preparação do solo. Afofei a terra, tirei algumas pragas, e já escolhi as sementes e a melhor hora de jogá-las na terra.

2012 promete ser ano de colheita.

E a maior lição que posso tirar de tudo isso se resume em uma frase do poeta Robert Frost:  "In three words I can sum up everything I've learned about life. It goes on."*

Obrigada, 2011.

*tradução livre: Em 3 palavras eu consigo resumir tudo que aprendi com a vida. Ela segue adiante.



Nenhum comentário:

Postar um comentário