segunda-feira, 9 de abril de 2012

Para testar a paciência: não adianta nem me perguntar porque eu não sei!!!!



Acredito que estamos vivendo a era das convenções sociais...apesar de estarmos em pleno século XXI, no qual a tecnologia está cada vez mais avançada... as convenções sociais parecem permanecer as mesmas, inalteráveis.

Não sei vcs, mas não aguentooo mais aquelas perguntinhas casuais (principalmente de parentes mais velhos), que parecem nos pressionar sobre algo que ainda nem sabemos. E a cada idade as indagações permanecem as mesmas:

- Com 17 anos: “Que profissão vc vai seguir? Já escolheu que faculdade vai fazer?
Aí vem a Resposta que eu queria dar: “Não seiiii.. só tenho 17 anos!! Quero curtir a vida... Tenho que decidir agora a profissão que vou seguir pro resto da vida??”

- Com 25 anos (se vc estiver namorando): “Quando vc vai casar?”
Resposta: “Sei láááa!!! Sou muito nova... quero me dedicar a minha carreira profissional!! Posso?”

- Com 25 anos (se vc estiver solteira): “Quando vc vai arrumar um namorado?”
Resposta: “Eu que vou saber? Quando eu achar um cara que valha a pena...”

- Com 30 anos (se vc ainda estiver só namorado ou já casada): “Quando vc vai ter filho?”
Resposta: PORRAAAA!! (**Desculpem o palavrão**) Já disse que não sei... Não tenho cabeça pra ter filho agora!!! To no auge da minha carreira profissional...

Mas na verdade essas convenções já vêm desde muito cedo... desde bebezinhos somos cobrados pra fazer tudo num prazo pré-determinado... andar até o primeiro ano de vida, falar com dois anos de idade. Tenho vontade de dizer aos quatro ventos: “Me deixeeem!!! Eu farei essas coisas quando achar que é a hora certa!! Vão cuidar das suas vidas”.

Meu tio começou a falar somente com 5 anos.. todos pensavam que ele seria mudo... e hoje ele fala normalmente... sem problema algum!! É até professor... ele só teve o tempo dele, será que é tão difícil respeitar isso??

Hoje vivemos na modernidade pelo amor de Deus!! Eu não tenho que estar casada com 25 anos e grávida aos 27!!! Posso muito bem terminar o ensino médio e decidir viajar o mundo ou o País... pra me conhecer e aí sim saber o que quero fazer da vida!! Isso não é a morte... isso não quer saber que sou uma louca desajuizada!! Posso até ter um futuro brilhante justamente por fazer essa escolha aparentemente fora dos padrões sociais!!

Então digo em alto e bom som: Foraaaa convenções sociais!! Chega... me deixem!! Me deixem viver e conduzir minha vida do jeito que eu quero!! E daí se eu só casar com 35 e tiver filho com 40?? Temos vários exemplos de mulheres bem sucedidas que engravidaram aos 40 e estão mega realizadas!! 

Abaixo a pressão social!! 
Vamos ser quem queremos ser... e no tempo que queremos ser!! 
E tenho dito...

2 comentários:

  1. Gente, nao sei nem que sabor de miojo vou fazer no almoço e vêm me perguntar qdo é que vou arrumar um namorado sério e casar... vampará cas palhaçada!

    ResponderExcluir
  2. Isso incomoda muito e mesmo, parece que somos obrigado a seguir as "regras" da sociedade. Se ta namorando é para casa, se casa é para ter filhos. Terminar o colegial e não entrar em uma faculdade, é uma afronta e algo dado como uma pessoa que não pensa no futuro. Somos obrigados viver em uma pressão que se não seguirmos as tais regras, somos condenados como pessoas estranhos, fora dos eixo dos padrões.

    ResponderExcluir