segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Para se libertar: Fale...se abra!! Não guarde sentimentos...


Em meus poucos 27 anos aprendi uma lição valiosa, a qual faço questão de dividir com todos vocês:

- Falem!! Falem tudo que pensem... extravasem! Não guardem sentimentos nem pensamentos, pois eles podem te adoecer!!

Essa é uma lição mto IMPORTANTE!! Acreditem...

Tenho plena certeza de que muitas doenças são originadas de pensamentos e sentimentos reprimidos, que vamos acumulando ao longo dos anos e se desenvolvem no nosso interior como cânceres, que nos consomem por dentro!!

Por isso prego e recomendo a todos que falem... se abram... extravasem tudo que estiver entalado na garganta!! É claro que não precisamos também nos tornarmos pessoas insuportáveis que falam tudo que vem à cabeça e saem por aí afrontando tudo e todos!! Não... não é isso! Há formas e formas de se falar o que se pensa... Mtas vezes não precisamos ofender e nem depreciar ninguém para expormos o que pensamos! Basta usar um pouco de inteligência e delicadeza. Pense em como vc gostaria de estar ouvindo aquilo e diga à pessoa. Você não pode também, para não adoecer, chegar no trabalho xingando seu chefe colocando tudo pra fora e perder o emprego!! Não queremos isso... basta que vc exponha o que te incomoda, se libertando daquele sapo que está entalado na sua garganta há semanas. Quando falamos algo, por mais ruim que seja, mas com racionalidade e gentileza tudo fica mais fácil de ser resolvido.

Conversando com o assunto com minhas amigas Evelise e Gláucia chegamos à conclusão que é muito melhor se abrir e não guardar ressentimentos e coisas mal resolvidas, pois quem sofre é o próprio corpo da gente, que para lidar com a situação, adoece para chamar nossa atenção de que algo está errado!

A Gláucia, que inclusive é psicóloga, deu uma dica muito legal sobre como lidar com aquelas situações onde temos vontade de berrar e quebrar tudo e não podemos! Ela indicou o método da cadeira vazia (eu adorei isso). É simples: vc coloca uma cadeira vazia na sua frente e imagina aquela pessoa com quem vc está bravo ou indignado... e despeje tudo que vc queria falar para ela. Não será a mesma coisa... afinal a cadeira não vai poder falar nada, nem se explicar, mas também não vai ficar falando que vc está errada e agindo como louca!! Por isso... use a cadeira como saco de pancadas e se liberte!! Jogue tudo que está te fazendo mal para fora e saia renovada!! Não deixe que uma doença se instale no seu interior só porque as convenções de boa convivência da sociedade não nos permitem sair por aí quebrando tudo e criando inimizades mundo afora. (Podem ter certeza que pelo menos uma vez na vida todos temos vontade de sair por aí nos vingando de todas as injustiças e raivas que já passamos, mas nem por isso fazemos e as doenças vão se acumulando!).

É por isso que eu falo mesmo... podem me chamar de chata, de reclamona, de repetitiva... mas qdo tenho um problema com alguém eu vou e falo mesmo!! Não aguento ficar guardando sentimentos e pensamentos... acho melhor expô-los e quem não gostou: só lamento!

Bom, fica a dica para todos que querem ter uma vidinha mais longa e com mais saúde!!!
Peguem sua cadeira vazia e sejam felizes!!

3 comentários:

  1. falar o que pensa, não guardar mágoas - eu sou assim. sempre fui. nunca guardei sentimentos, mto menos ressentimentos, mas acho que a tecnica da cadeira jamais surtiria efeito em mim... a cadeira não reage, não te dá feedback...

    ResponderExcluir
  2. É, ultimamente tenho feito isso, e tenho ouvido que sou mal educada... Muitas vezes as pessoas consideram falta de educação aquilo que não concordam. Mas como vc disse, só lamento! Sábias palavras! :)

    ResponderExcluir
  3. O importante é jogar de volta para o ambiente o que você pegou dele. Afinal ficar acumulando pensamentos, sentimentos, magoas, qualquer coisa negativa não é bom. Abraços.

    ResponderExcluir