terça-feira, 29 de novembro de 2011

Para filosofar: Será que mandamos mesmo na nossa vida?


Essa semana estava vendo a novela da Globo “Vida da Gente” quando um personagem disse uma frase que quando ouvi fez todo o sentido do mundo:

“Quer fazer Deus rir? Faça planos...”

Realmente é isso mesmo... toda vez que fazemos os nossos planos (não os Dele), sempre acontece algo de errado. Não sei se é só comigo ou se isso acontece também com o resto do mundo. Lei de Murphy ta aí pra isso... Quando algo pode dar errado, pode ter certeza que dará... e mto!

É incrível... vcs já tiveram AQUELE dia em que tudo que vc planejou saiu simplesmente tudo errado, até as coisas mais simples do dia-a-dia, como pegar o carro e ir trabalhar? Pois é... pode ter certeza que é Deus com um plano diferente para o seu dia, enquanto vc inocentemente insiste em fazer o que vc deseja.

Como hoje estou um pouco filosófica, quero divagar um pouco sobre o assunto (espero que entendam meu ponto de vista). Quando acontecem essas coisas me sinto como uma boneca de marionete (de verdade), presa por aqueles fiozinhos, sendo controlada pelos desígnios de Deus, e achando que eu tenho vontade própria e me movo sozinha, enquanto estou sendo controlada por uma mão num grande teatro de objetos.

Às vezes me pergunto: será que realmente temos o livre arbítrio para escolhermos o que queremos nessa vida? Começo a duvidar seriamente disso... Já não sei se temos essa liberdade de escolha não!! Acho que somos um graveto rolando rio abaixo, seguindo a correnteza, sem controle nenhum para onde vamos.

Mas porque digo isso? Se eu faço planos (para minha vida) e eles não acontecem porque são contra os desígnios de Deus para minha vida.. então quem controla a minha vida? Certamente não sou eu...

Livros e emails de auto-ajuda sempre pregam que devemos correr atrás do que queremos, lutar para conquistar as coisas, e nunca ficar parado. Mas quando eu faço planos para que isso aconteça sai tudo errado... E aí? Não achei até hoje nenhuma auto-ajuda que ajudasse nessa questão.

Então é assim: vc faz planos (a curto ou longo prazo) e Deus não concorda e simplesmente ferra tudo e a gente que se adapte a nova realidade? Simples assim? Poxa... não é justo!!! A vida é de quem? Achei que era minha e que eu mandava nela, mas acho que não é bem assim...

Quem está lendo deve estar pensando: essa menina tá louca! Por favor assistam o filme “Agentes do Destino” e vcs entenderão porque estou pensando desse jeito. O filme é magnífico e nos faz pensar sobre essa questão do livre arbítrio e como funciona os planos de Deus pra gente. A temática do filme gira em torno da questão: O que acontece quando o que queremos vai contra os planos de Deus para nós? Essa é a pergunta que não quer calar...



Um comentário:

  1. "Try to see the big picture"
    sempre digo isso.

    Eu acredito que somos todos parte de um grande plano que, diga-se de passagem, eu não faço ideia de qual seja e espero de coração que seja algo bacana,

    Quando me dizem que Deus sabe o que faz, minha primeira resposta é: E é bom que saiba mesmo!

    kkkkkkkkk

    ResponderExcluir